As Olimpíadas de Inverno 2014 começaram em Sochi, na Rússia, mas o assunto ainda é a proibição de propaganda homossexual assinada por Putin no ano passado. O Google homenageou a abertura dos jogos com atletas desenhados sobre o arco-íris da bandeira gay ao fundo, compartilhando um trecho da carta olímpica.
“A prática esportiva é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar esporte sem qualquer tipo de discriminação e conforme o ideal olímpico, que exige compreensão mútua e um espírito de amizade, solidariedade e fair play.”
Uma campanha do Instituto Canadense de Diversidade e Inclusão mostra dois atletas se preparando para descer em um trenó com a frase: “Os jogos sempre foram um pouco gays. Vamos lutar para manter assim”.
A Alemanha também criou sua forma de protesto. A própria delegação do país anunciou um bonito uniforme nas cores do arco-íris.
Do Reino Unido, o artista IDa4 protestou com um graffiti onde mostra um policial russo imobilizando um rapaz com os anéis olímpicos.
A arte que foi feita nas ruas de Newcastle, ainda traz versões de texto que dizem que o esporte não discrimina com base de raça, religião, política ou gênero.
Para tentar amenizar a situação, na cerimônia de abertura, a delegação russa entrou ao som de “Nas ne dogoniat”, sucesso da dupla t.A.T.u., ícone pop gay do país na primeira década do século.
O presidente Putin já deu várias declarações dizendo que todos os atletas e torcedores serão bem-vindos aos Jogos, mas isso de nada vale quando sabemos que a fala não serve para o povo da própria nação.