O conceito de que o coração relaciona-se com o amor é universal, mas em uma reflexão realista, o órgão muscular oco que tem como principal função bombear o sangue para que ele circule pelo corpo nada tem a ver com qualquer sentimento.
Então por que ele é associado com o mais intenso sentimento humano?
A origem é antiga. Aristóteles afirmava que o coração seria o órgão do pensamento, das percepções e das emoções – e não o cérebro, que segundo o grego era responsável pelo resfriamento do corpo. O erro do filósofo pode ter sido causado pela alteração dos batimentos cardíacos, que aceleram quando estamos expostos a algumas emoções.
Esse é o registro mais antigo da relação coração / emoção e apontado como o que originou a relação entre o órgão e o amor.
Outras culturas antigas exploravam o coração como o centro das emoções. No Egito, ele era tão importante que não o descartavam no processo de mumificação. Já na China, era associado a felicidade.
Quanto ao formato, completamente diferente do órgão real, existem algumas teorias, sendo três as mais bem aceitas.
A primeira diz que o desenho tem sua origem na folha de hera, que na antiguidade era símbolo de imortalidade e poder.
A segunda e mais bem aceita cientificamente, diz que o coração foi baseado na forma da semente de uma planta já extinta, com propriedades medicinais e usada como contraceptivo, a silphium. Essa planta se tornou fundamental na economia da colônia grega de Cirene [atual Líbia], ao ponto do formato de sua semente ser cunhado em moedas da época.
O formato da semente na época não era relacionado ao coração, mas aos testículos – sim, o formato era visto de ponta cabeça. Não se sabe exatamente quando a forma passou a simbolizar o coração, mas talvez a relação entre sexo e amor tenha sido responsável.
A terceira e mais romântica, faz referência ao beijo dos cisnes. Por serem animais fiéis que são conhecidos pela monogamia, a silhueta de dois cisnes se encontrando pode ter sido a responsável pelo conhecido coração dos dias de hoje.
Seja qual for sua teoria predileta, o significado na atualidade é o mesmo: amor.formato do coração
Então distribua S2, <3, ♥ e muitos corações por aí.