Um de nossos destinos favoritos, visitar Paraty é como voltar no tempo. Com grande parte de seu centro tombado, a cidade convida a vida de ontem: curtir o sol em praias de águas calmas, passeios pelo centro de mãos dadas, refeições caseiras de cidades praianas, passeio de escuna pelo mar colorido e cerveja na calçada até a madrugada.
E se o clima da bela Paraty é gostoso, em época de FLIP fica mais gostoso ainda. Além de ser um período em que a cidade transborda cultura, com a invasão de artistas, escritores e gente talentosa, o ganho pessoal vai muito mais longe do que os bons momentos vividos na cidade.
Já estivemos na cidade em três edições do festival e sempre tentamos nos programar para não perder o próximo, mas a cidade não vive só de FLIP. Entre festivais, recebe ainda o Bourbon, festival internacional de Jazz, o Festival da Cachaça, além de eventos mensais que fazem da pequena vila um pólo de cultura o ano todo.
Separamos aqui algumas dicas do que fazer em Paraty, em tempo de FLIP ou não.
Tirar um dia para conhecer as ilhas da região é um programa do qual ninguém vai se arrepender.
A água cristalina e calma convida a um mergulho, frequentemente acompanhado por peixes coloridos. Um dos roteiros das escunas leva ao Saco do Mamanguá onde foi gravado o filme Crepúsculo.
Andar pelo centro histórico de Paraty está longe de ser fácil. Com calçamento centenário, o desnível das ruas de pedras dificulta a caminhada pela cidade que, ao menos em sua fachada, permanece tal como no século 18. Em boas palavras: deixe o salto em casa e escolha um calçado confortável.
A igreja de Santa Rita por exemplo, foi erguida em 1722. Lojinhas de roupas, doces, artesanatos e cachaças, produzidas nos alambiques da cidade trazem um charme todo especial para o passeio, que fica mais especial às noites.
Há 100 anos não devia ser fácil chegar em Trindade, uma vila de pescadores que fica a 30 km do centro de Paraty, mas o tempo nos ajudou com uma estrada e uma linha de ônibus – que cruza a cachoeira do caminho.
Seis praias lindíssimas e uma cachoeira que transformam a vilinha em um verdadeiro paraíso que, longe de permanecer intocado, reúne gente em busca do encontro com a natureza.
Localizado nas areias da praia do Jabaquara, o La Luna é um convite a uma noite romântica. Decoração rústica, bom atendimento e boa comida a luz de velas e com a lua como espectadora.
Enfim, seja em busca de cultura ou busca de praia, Paraty convida você para uma visita. Tenho certeza que você vai se apaixonar!