Chegou a fase do Brasil que todos temíamos: recessão econômica do país. Agora, bem mais fortes que na era Collor, com mais acesso a comunicação e mais experiência, mesmo que negativas.
Na época, o Brasil passou por uma crise tão forte, que achei que seria a maior da história deste país. Mas vivemos a prova de que as vezes o raio cai no mesmo lugar.
E mais que nunca, as cores verde e amarela pintadas em nossos rostos se fazem preciso.
É hora de amar o Brasil! Ou melhor, é hora de voltar a amar o Brasil!
Como? Pelo princípio.
A frase escrita em nossa bandeira carrega uma história muito intrigante por trás. Conta-se que a bordadeira do primeiro exemplar da bandeira brasileira não conseguiu colocar a frase completa por falta de espaço, e acabou deixando apenas as palavras que ela acreditou que merecia maior atenção: Ordem e Progresso.
A expressão Ordem e Progresso carrega o lema político do positivismo, criado por Auguste Comté. A frase completa seria exatamente assim:
“O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim“
Ou, em francês, se preferir: “L’amour pour principe et l’ordre pour base; le progrès pour but”
O fato é que o sentido da frase original seria a realização dos ideais republicanos, ou seja: a busca de condições sociais básicas e a busca pelo melhoramento do país. Tudo isso, com o amor sendo combustível dessa busca.
Em um resumo, a base republicana a quem devemos nossas raízes queria o respeito a dois valores: os sociais e os morais.
Só que lá atrás, cometeram um pequeno engano: excluíram o que seria a base do progresso e da ordem deste país: o amor.
E sem amor, este país continuará cometendo os mesmos erros.
É justamente a falta deste amor que faz com que as músicas de protesto dos anos 80, se encaixem perfeitamente ainda hoje em 2014: refrães como “Que país é esse?” ou “Brasil: mostra a tua cara!” funcionam 3 décadas após terem sido compostas.
A bordadeira não pode se responsabilizar por toda essa desordem e pela estagnação das condições sociais e morais deste país. Mas o que quero não é achar um culpado, e sim uma solução.
Quem sabe, agora que voltaremos as ruas, caras pintadas e indignados com a impunidade e a roubalheira que tem sido nosso país, consigamos resgatar o amor, pelo princípio.
Vamos trazer o amor de volta à bandeira do Brasil?
Brasil: Amor por princípio, ordem por meio, progresso por fim.