O 12 de junho é uma data muito especial para quem está em um relacionamento, mas você já parou para pensar porque o dia dos namorados é celebrado no mês das festas juninas?
A resposta mais simples é que a data é véspera do dia de Santo Antônio, santidade portuguesa conhecida como o santo casamenteiro e que tem seu dia celebrado em 13 de junho. A outra resposta, um pouco mais complexa, nos traz uma grande história: a necessidade do comércio nacional de ter mais uma data para impulsionar vendas.
Como o período de junho não era muito bom para os varejistas, João Dória, publicitário dos anos 40, acreditou que uma data comemorativa incentivaria o consumo. Representando a Exposição Clipper, conceituada loja paulistana da época, criou o slogan “não é só com beijos que se prova o amor” e instituiu o 12 de junho. A campanha deu tão certo que a agência foi premiada como agência do ano.
Assim surgiu o Dia dos Namorados.
Por essas e outras a comemoração brasileira é tão diferente do “Valentine’s Day”, onde não apenas os namorados, mas todo mundo – amigos, pais e filhos, avós e netos – trocam cartões carinhosos. Enquanto aqui a ideia de presentear veio primeiro, por lá os presentes vieram depois.
Mesmo com esse viés consumista, não tem como deixar o dia passar em branco e, mesmo sendo adeptos do amor diário como o nome desse blog sugere, sabemos que é importante tirar um tempinho para olhar pro lado e dizer eu te amo.